A origem e evolução das escadas

A origem e evolução das escadas

Não se sabe precisamente quem construiu a primeira escada e nem em qual local isso aconteceu.

No entanto, a dedução é que, tão logo o homem tenha tido a necessidade de acessar locais difíceis, alguém organizou as pedras de determinado local de tal maneira que permitisse a passagem com um pouco mais de segurança.
 
Talvez a inspiração ocorreu olhando as pedras dos rios, onde cada uma servia de apoio para caminhar sem se molhar. O fato é que o inventor não sabia que estava sendo o precursor de um instrumento importantíssimo para o futuro.
 
Nesse post vamos apresentar a evolução da escada e como ela foi e continua sendo importante na história da humanidade. Continue lendo e confira!
 
A escada e as pirâmides
Em algumas pirâmides do Egito encontram-se escadas que servem apenas como arquitetura decorativa e não para a passagem de pessoas. Segundo investigações, as primeiras pirâmides foram construídas no Egito em 2.700 anos a.C. (antes de Cristo).
As mesmas escadas decorativas também foram encontrados entre os povos hebreus e serviam como enfeites de mausoléus, túmulos e monumentos.
O objetivo dessas escadas é um mistério, no entanto, poderia ser a representação e o caminho dos homens para alcançar os deuses egípcios e o Deus dos judeus.
 
As escadas como instrumento de acesso
No século X a.C. começaram a aparecer as primeiras escadas que davam acesso às casas e edifícios em Atenas, na Grécia e em Roma, na Itália.
As escadas deixaram de ser um objeto decorativo e passaram a contribuir para o acesso aos edifícios maiores e mais altos. Eram escavadas na terra e possibilitavam o fácil acesso às construções que ficavam em montes e locais até então inapropriados para uma residência.
As escadas móveis também surgiram nessa época e eram construídas de madeira.
 
Com o passar do tempo, as escadas fixas passaram a ser construídas com pedras, posicionadas adequadamente para garantir firmeza e qualidade para aqueles que a utilizavam nos acessos aos edifícios. Também as escadas móveis receberam atenção, uma vez que eram utilizadas nas invasões e guerras, quando da conquista de cidades e reinos, que eram circundados por muros altos.
 
As escadas nas igrejas
Com o surgimento das igrejas cristãs, as escadas também foram utilizadas para facilitar o acesso aos locais mais altos do templo, como símbolo para a ascensão aos céus.
Nos templos cristãos de todo o mundo, e especialmente nas igrejas católicas, é muito comum que as edificações sejam construídos nos lugares mais altos das cidades.
Muitas igrejas são acessadas através de escadarias com centenas de degraus, das quais muitas ficaram famosas por rituais religiosos que atraem milhares de pessoas.
 
Um dos encontros mais conhecidos e inter religioso é a lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim, em Salvador na Bahia. Esse evento reúne os católicos e os praticantes do candomblé, quando as escadas são lavadas e limpas com vassouras e água de cheiro. O evento é um símbolo do sincretismo religioso da Bahia e do Brasil.
 
A evolução e os tipos de escadas
As escadas também evoluíram e hoje existem modelos para todos os gostos, é possível encontrá-las como: escadas externas, internas, móveis e rolantes.
Cada qual tem as suas utilidades e é subdividida para os mais diversos fins e objetivos.
 
As escadas externas são aquelas que ficam ao ar livre, ou seja, estão na entrada dos imóveis para permitir o acesso, e também nas cidades para ligar ruas, praças e locais.
As internas, como o próprio nome diz, são aquelas que ficam dentro de um imóvel e que permitem o acesso a outros andares ou ambientes mais altos do que o do chão.
As escadas móveis são as utilizadas pelos trabalhadores para a realização de tarefas como pinturas e manutenção, além das encontradas nos caminhões do corpo de Bombeiros para acesso a lugares altos.
Por último, temos também as escadas rolantes que já fazem parte do cotidiano das pessoas e que facilita os acessos, já que o usuário não precisa fazer esforço físico algum para subir ou descer de um pavimento para outro.
 
As escadas como decoração
As escadas nos dias atuais são desenvolvidas levando-se em conta o ambiente e proporcionando beleza e sofisticação ao imóvel. Muito mais do que uma ferramenta de acesso, ela também é uma obra decorativa que valoriza os ambientes. 
 
Fontes: Revista Super Interessante, Portal São Francisco e Prefeitura Municipal de Salvador

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última postagem
Newsletter
Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.