As vantagens dos produtos de PVC em situações de incêndio

As vantagens dos produtos de PVC em situações de incêndio

O Instituto Brasileiro do PVC, entidade que reúne e promove conhecimento técnico-científico sobre o PVC e suas aplicações, publicou um estudo recente sobre o comportamento do material em incêndios. O objetivo é apresentar as propriedades do material em aplicações voltadas à construção civil e arquitetura, frente a situações de calor e de incêndio propriamente dito.

 
Dentre os assuntos abordados estão sua capacidade de não propagar o fogo após iniciado o incêndio, a questão da produção de fumaça e liberação de gases durante a combustão.
Segundo Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC, trata-se de um plástico com características únicas, que apresenta grande versatilidade, o que faz com que esteja presente em aplicações diversas, desde as de longa duração, quanto em aplicações de uso único.
 
O executivo explica que esse termoplástico é amplamente usado em aplicações ligadas diretamente à construção civil, tais como em perfis de acabamento, coberturas, revestimento de fios e cabos elétricos, por exemplo. “Nestas aplicações, os produtos, independentemente do tipo de material utilizado em sua fabricação, estão sujeitos a regulamentações e normas técnicas cada vez mais restritivas quanto ao seu comportamento em situações de incêndio, o que nos motivou a desenvolver esse documento”, afirma Bahiense.
 
Por suas características, o PVC pode reduzir os riscos de um incêndio. A sua estrutura molecular faz com que seja um produto naturalmente antichama. Além disso, a possibilidade de formulações do PVC para tipos diferentes de aplicação permite a incorporação de aditivos retardantes de chama, o que melhora ainda mais esta característica. Dessa forma, produtos de PVC são indicados para aplicações que exijam alta resistência ao fogo e performance elevada, como fios e cabos, por exemplo.
 
Outro fator favorável ao produto, o índice de calor liberado do PVC é menor em comparação à maioria dos materiais inflamáveis, o que faz com que as chamas sejam extinguidas rapidamente. “É de fundamental importância que o mercado conheça as características e o comportamento do produto para melhor especificação e uso do PVC, trazendo competitividade e segurança aos projetos”, completa Bahiense.
 
O documento está disponível para download no site da entidade em http://pvc.org.br/conhecimento/estudos-e-publicacoes.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última postagem
Newsletter
Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.